domingo, março 02, 2008

Blue Man Group

Blue Man Group é uma organização criativa Americana fundada por Phil Stanton, Chris Wink e Matt Goldman nos anos 80.
As suas apresentações são focadas num trio de actores mudos, chamados Blue Men, que se apresentam com os rostos pintados de azul e cabeças cobertas por toucas de látex similares às usadas por nadadores, além de luvas também azuis, e roupas de cor preta.
As actuações dos Blue Man Group incorporam rock, com ênfase em percussão, participação do público, iluminação sofisticada e grandes quantidades de papel. Também são conhecidas por haver uma "secção poncho" na platéia: nas primeiras fileiras, membros da platéia são equipados com ponchos de plástico para protegê-los de várias substâncias que são mandadas, ejectadas ou pulverizadas do palco, como comida, tintas etc.
As apresentações têm temas familiares, humorísticos, energéticos e frequentemente satirizam a vida moderna. Muito do humor quebra a quarta parede, como ao interromperem a apresentação para ridicularizar os que chegam atrasados, por exemplo.







Os Blue Men são inovadores em todos os aspectos, mas uma das suas marcas registadas são os incríveis mais muito sonoros instrumentos. O mais original é o Drumbone, feito de cano PVC, e que causa um incrivél som quando é tocado por baquetas e as suas notas são mudadas ao levantar ou puxar a extensão do cano. Outro instrumento muito diferente é uma vara (como uma vara de pescar) que, ao ser balançada, faz um som diferenciado como se fosse um mix, o seu som é ainda amplificado por microfones instalados na ponta da vara.
Eles também utilizam um piano, que é usado como instrumento de percussão. O piano fica em pé, com as cordas na vertical enquanto um dos elementos do grupo bate nas cordas com uma grande baqueta. O som é impressionante e pode ser observado na canção Baba O'Reiley (2ª nos videos em baixo)!

São de facto um grupo muito especial e diferente, uma inovadora e especial maneira de fazer arte e música bem como de deixar uma crítica aos mais variados temas que, de acordo com os elementos da banda, estão mal no Mundo e por isso merecem e devem ser alterados!
Para quem não conhece aqui ficam alguns dos melhores e mais elucidativos videos deste irreverente grupo, espero que gostem!


Beijos e Abraços

2 comentários:

DM disse...

Bruuutal... Curti bue...

Saudacoes soviéticas...

MJL disse...

MUITO BOM SIM CENOURA