quarta-feira, novembro 05, 2008

Mr. President


O vendedor de sonhos americano não é o homem do mês, é a personalidade do ano! Nós, o mundo, esperamos que se venha a tornar no homem da década.

25 comentários:

Anónimo disse...

ora, já discuti um pouco isto com o meu puto diogo, e apesar de compreender o seu estado expectante, uma espécie de mistura entre um receio comedido e um cepticismo racional, queria deixar aqui a minha opinião, coisa sempre mais fácil de fazer nos caractéres de um simples textos do que nos caracteres de uma acesa discussão. com efeito, quem me conhece sabe que eu próprio sou em determinadas situações bastante céptico e pouco positivo em relação a determinadas coisas. mas neste caso, não sei que me deu(talvez o benfica estar a ganhar e jogar bem), estou tremendamente optimista. que sabemos nós, então, até agora, do miúdo obama? ora cumpriu a melhor campanha que eu vi até agora na política, internacional ou nacional. rodeou-se do melhor que há ao nível de política democrata na américa. geriu de um modo perfeito um comboio de pessoas que a qualquer altura podia ter descarrilado(veja-se a campanha de mccain, e antes disso, a campanha de hillary nas primárias). juntou à sua volta apoios de alas republicanas, democratas e figuras que transcendem políticas e nações. e, por fim, a sua capacidade retórica única, que por um qualquer motivo que me é estranho, tem sido ataca e utilizada como justificação para a desilusão em que muitos acreditam. na realidade, a retórica é fundamental a qualquer político. um que não consiga passar as suas ideias e convicções de modo claro e eloquente nunca terá sucesso no meio das políticas, quanto mais a gerir o país mais poderoso do mundo. e ser o país mais poderoso do mundo não implica ser o economicamente mais estavel ou capaz, é um conjunto de factores que caracterizam a américa e mais nenhum país do mundo. e agora, que já me alongo, peço para todos irem ver os quase 20 minutos de discurso de vitória de shôr obama, levando consigo a noção que esse será um dos momentos definitivos do nosso tempo. abraços, MOYA

DM disse...

moya, hoje a noite vou arranjar uma meia hora para responder-te...
Mas sim o o victory speech do obama e de um mundo que nao é o nosso! Fabuloso...

JN disse...

Nao existem realmente palavras para classificar um discurso como foi este ultimo de obama! Quando alguem fala desta maneira, em tom familiar e linguagem elegante, sem a mínima duvida do que diz, a trasbordar confiança por cada poro da pele e principalmente sem recorrer ao uso de qualquer tipo de cabula..! Este senhor tem realmente algo de especial e que por isso nos toca a todos.. Até parece que o conhecemos à anos e anos! Fabuloso Barack Obama em tons de Messias! O seu perfeito improviso nao é deste mundo... melhor do que muitos a olhar para o papel!

P.S: Para quem naos abe, o discurso foi feito dentro de um cubo de vidro. Sim, eles estavam dentro de um cubo de vidro á prova de bala!

bjs e abraços

DM disse...

A vitória do Obama é, primeiro de tudo, uma lição de evolução e democracia que os Estados Unidos dão à Europa. Não são muitos os paises europeus "capazes" de eleger um presidente negro! E Obama é eleito num país que, em algumas zonas para nao dizer em muitas, é profundamente racista e conservador!
Mas vamos lá ao Obama em si. Existe um episodeo durante a campanha que nao bate bem nem com a sua prsonalidade nem com os valores que transmite. No inicio da campanha, o Obama promete (!) num discurso que apenas usaria mecanismos publicos para financiar a sua campanha. Ora, este financiamento publico tem um problema: é limitado! Para uma maquina de fazer dinheiro como é o caso do Obama isto e um problema. Passado algum tempo faz marcha atras e "adere" ao financiamento privado! Só assim lhe foi possivel pagar 6milhoes de euros para por no ar um documentario de 30minutos em horario nobre. Ora este oportunismo (dissecado po McCain) caiu-me mt mal! Estranhamente, a sua extraordinaria capacidade oratoria tambem me assusta-me. Uma coisa e falar outra e fazer. Baseando-me nos seus apaixonantes dicursos, das duas uma: ou ele de facto faz um mandato extraordinaria em que representa uma mudança face aquilo q tem sido os Estados Unidos nos ultimos anos ou entao é, face as estupidamente grandes expectativas q criou, a maior desilusão politica dos ultimos anos! Parece-me que para alcançar a imortalidade ele deve (e ate agora tem feito isso muito bem) rodear-se das pessoas mais competentes e fazer aquilo que melhor sabe: liderar! Por enquanto as noticias sobre a sua futura equipa sao animadoras.
Tenho outros receios: um dos cartazes da campanha é a remodelação q ele quer operar no sistema de saude. Ele propõe subsidiar os seguros de saude para todas as crianças americanas e para os empregados da pequenas e medias empresas. As grandes empresas ficam encarregadas de pagar os seguros de saude dos seus empregados. Segundo um professor meu, esta medida é, no estado actual das coisas, tecnicamente impossivel. Faz-me impressao alg apresentar uma proposta irrealizavel!
Os especialistas dizem que é preciso 1000dias para se poder analisar um presidente americano. Vamos la ver...
Todo o meu comment e muito critico mas caso eu fosse americano votaria obama sem duvida, mas eu tenho esta tendencia para criticar aquilo em que acredito. O meu Sporting e um bom exemplo disso lol.
Abraços...

JN disse...

Tens receio em relação às politicas de saúde do Obama? Mas prq? lol! Só existe um tipo de politica americana com que nós, e o mundo, nos devemos preocupar: política externa, mais concretamente politica em relação ao Iraque e quais as proximas atitudes a tomar, em relação à Russia, onde todos esperamos que as relações entre os dois monstros melhorem!
Sinceramente, e porque os EUA sao a maior potencia mundial, o que de facto me preocupa são as politicas externas que de agora em diante serão tomadas, sejam elas em relação ao que forem mas com especial atenção aos casos ja referidos.
Que Obama faça um bom trabalho é o que se deseja por agora!

Que seja tao bom governante quanto orador!

Anónimo disse...

é, na realidade, importante ter noção de algo. o tio barack é presidente dos estados unidos da américa. é apenas líder do mundo metaforicamente. tem muitíssimo que se preocupar em rearranjar a américa, e nós teremos de nos contentar com a nossa miserável classe política. com efeito, não tenho conhecimento nem capacidade de discutir essas políticas cujo impacto só é, praticamente, sentido por lá. não me parece possível ele ter porposto algo irrealizavel, mas atenção, não é por ser obama que está isento de enganos ou erros. em relação à campanha, como é lógico não esperava a adesão absurda à sua campanha e causa. parece-me perfeitamente legítimo alterar o percurso, se há uma estrada melhor. repara, a sua frontalidade está a cima de qualquer suspeita. nunca tentou enganar ninguém. não me digas que achas que ele não devia ter tentado diminuir o ritmo e tamanho de contribuições(parte grande dos chamados small contributors, pessoas que dão 200doláres ou menos), que não só aumentavam as suas probabilidades de ser eleito como enfatizavam a força da sua mensagem e do seu efeito nas pessoas? não faria qualquer sentido. e mesmo tendo dito inicialmente o que disse, nunca foi desonesto ou esquemático: todos sabiam donde vinha o dinheiro, que ele tinha mais possibilidades financeiras que os outros, e parece-me que isso só o ajudou, politicamente, claro, e mesmo na popularidade. parece-me muito mais interessante analisar, consequentemente, a maneira genial como tudo isso foi gerido: o dinheiro, a popularidade, o avanço nas pools, etc... é assim que se distingue um líder. não me parece problemático ou causa para análise ele ter angariado mais dinheiro, ser um extraordinário orador, ser inexperiente em vários sectores políticos. parece, pelo contrário, que se deve sublinhar que geriu sem falha praticamente a campanha mais lucrativa de sempre, se rodeou do que já ouvi dizer a melhor equipa da história de qualquer campanha, que andou em harvard, que a sua eleição é bem vista em praticamente todos os pontos do globo, e, mais que tudo, a percepção óbvia de que é uma pessoa capaz, inteligente, comedida. parece pouco, mas a soma desses três adjectivos deixa-me tranquilo. é claro que neste momento, sendo cidadão europeu, o maior interesse que temos em relação ao papel de obama no novo mundo está relacionado com as crises internacionais, o eixo do mal, a rússia, o afeganistão, o petróleo e a economia. de qualquer modo, existindo a possibilidade de vir a ser um dia um cidadão daquele maravilhoso país, sinto-me seguro sabendo que a reconstruí-lo e aperfeiçoá-lo está uma figura como Obama. abraços, MOYA

DM disse...

Nuno,
tambem eu espero que o seu mandato esteja ao nível dos seus discursos, se isso for possivel. Nisso concordo ctg!
Mas estas enganado à parte em que pensas que só nos devemos preocupar com as propostas relativas à politica externa do Obama. Preocupa-me que ele apresente medidas impossiveis de se realizar seja em que quadrante for! Repara que o Presidente dos Estados Unidos é, automaticamente, "Presidente do mundo". Se ele apresenta politicas irrealizaveis para a América o que é que te leva a pensar que não faz o mesmo com politicas para o mundo? E, por exemplo, politicas ambientais nos Estados Unidos influenciam directamente uma serie de factores que, por sua vez, influenciaram o mundo! Ou seja, todas as medidas implementadas por Obama irão, de uma maneira ou de outra, influenciar o mundo. Umas mais do que outras, claro! Daí a minha preocupação face a pliticas irrealizaveis no Sistema nacional de Saude Americano. Não sei se me fiz entender muito bem, espero que sim!

Moya, concordo em quase tudo o que disseste mas o aquela historia dos financiamentos não cai mesmo nada bem. E como tu tão bem sabes, uma das grandes vantagens de Obama sobre mcCain foi o dinheiro!
Para mim, Obama tens duas gigantes vantagens em relação a todos os recem-eleitos presidentes americanos dos ultimos tempos. Primeiro, o mundo está com ele, ao contrário do que aconteceu, por exemplo, om Bush no seus 2º mandato!. Obama não é só mais um presidente americano, o resto do mundo olha para ele como um lider a larga escala. E isso parece-me essencial pois tem um beneficio da duvida muito superior. e neste aspecto o mérito é SÓ dele! Depois ele representa o progresso! Ontem li num blog de um politico conhecido e respeitado que já não existe direita ou esquerda, existe a coragem (progressismo) e o medo(conservadorismo). Ora, se existe pessoa que representa essa coragem, essa pessoa é Barack Obama!
"todos sabiam donde vinha o dinheiro". Aqui é que te enganas, os depositos são anonimos! Foi um dos aspectos que McCain mais explorou...

DM disse...

Nova lista para o jantar: John Lennon, Maria Madalena, Maradona (ou Bobby fisher, ou Mark spitz ou Kelly Slater, tinha de ser um nome grande do desporto), Barack Obama, Fernando Pessoa...

JN disse...

Barack Obama, Hitler, Fernanado Pessoa, Freddy Mercury e Jesus Cristo (naturalmente)

Anónimo disse...

kelly slater? que desperdício ridículo. ora deixa cá ver... pessoa, sem dúvida. d. joão II. adolf hitler. socrates, o filósofo. ou freud. o aristoteles. provavelmente aristóteles, porque escreveu muitas coisas relacionadas com a escrita e a sua estrutura, coisas que ainda hoje são referência máximas na minha área de interesse. e o scorsese, porque e certamente dos maiores conhecedores de cinema que existiu alguma vez. é claro que daqui a meia hora me vou lembrar de outra 30 pessoas tão ou mais interessantes para ter um jantarzinho. no entanto, deixa desde já a minha garantia que nenhuma delas vai ser o kelly slater. se fosse para uma noite de copos, era certinho. e lugar para a janta? eurotrópico?... Abraços, MOYA

DM disse...

Sim, o kelly slater é ridiculo. Mas eu tenho que por um desportista e o kelly é o melhor de sempre naquilo q faz mas, de facto, para uma conversa e pessimo! Depois de ler umas cenas incriveis sobre o bobby fisher a minha escolha teria de ser mm ele. Fisher, Lennon, Maria Madalena, Fernando Pessoa e Obama (é um bocado tesao de mijo mas neste momento tinha mm de ser escolhido´!)
Não entendo essa vossa fixação no hitler lol...
Local da janta seria seguramente em casa do john lennon com vista para o central park!

JN disse...

lol? fixação no Hitler? deves estar a brincar so pode! É nada mais nada menos do que a personagem do século, alguem que em tempos quis conquistar a europa, responsável por milhoes e milhoes de mortes em busca de uma causa inacreditável e doentia! Desde que nao me desse um tiro, adorava jantar com ele, saber todos os pormenores do império nazi! Afinal, é responsavel pelo facto de o povo alemão ser, em grande , grande parte, louro! (lol, argumento de peso)! abraços

Anónimo disse...

não sei se será A personagem do século, mas é, de facto, uma das figuras do nosso tempo. gostava, principalmente, de falar com ele sobre as coisas da vida, de perceber a maneira como ele pensava, como via o mundo, para além de o ver sem judeus. e depois gostava que outras pessoas falassem com ele. este janta não era, na realidade, apenas para eu falar com as pessoas, mas gostava que eles próprios discutissem entre eles, e por isso é que escolheria tempos diferentes, sendo que tu sentar-te-ias a apreciar discussões com o privilégio de saber muito à frente no tempo. depois do jantar, após umas bombadas no opio do pessoa, ligávamos ao slater pa ir engatar ninas. abraços MOYA

JN disse...

ah GANDA slater...! olha, olha, ta beeeeeeem...!

JMP disse...

eu preferia um jantar no st antonio com a malta de costume. N tou a ver o Hitler a achar muita piada às minhas parvoíces. Quanto a Maria Madalena nao dava jeito nenhum pq assim nao podiamos ter conversas obscenas nem fazer outro tipo de sons.. para isso convidava-mos a mitocas e essa malta que entra mais no espiríto. O Maradona podia vir que e labrego como nós. Abraço

Unknown disse...

ahahaa, grande josé!

JFC disse...

cinco pessoas para jantar, bem em primeiro lugar chamava o Jim Morrison que entra no espirito gosta de beber um copos e no fim até podia fazer um solo a cantar "mão direita mao direita é penalty", depois vinha num tom de conversa mais séria o Marx o Kant e padeira de alusbarrota!

Parece que cheguei tarde á conversa, mas creio que ainda posso dar o meu contributo! A principal mudança criada com Obama antes mesmo de ele ter começado a governar foi o espirtio e o movimento que ele inspirou um pouco por todo o mundo. Infelizmente vivemos tempos negros, e barack Obama é a luz ao fundo do tunel, não deixa de ser impressionante a forma como o mundo se uniu à volta do senador do Ilinois! Nao me lembro de nenhum politico ter tanto carisma como Obama, e se a equipa que ele apresentar for boa o 44º presidente do EUA tem tudo para ficar na historia.

JFC disse...

faltou-me o Winston Churlchild/ Franklin Delano Roosevelt. Ambos gostavam de wishky e de uma boa conversa para além de terem sido os dois maiores estadistas do seculo XX! O roosevelt um dia chegou a afirmar que "depois das 11h e muito whisky nao há mulheres feias" E esta hein?

JN disse...

Cunha, o teórico demagogo, no seu melhor!
Bem haja, cunha!

DM disse...

Não sei até que ponto é que o Hitler poderá ser considerado a personagem do século XX. Influente ele foi, mas daí a ser a personagem mais marcante do seculo XX. Nao sei, talvez!
"vivemos tempos negros, e barack Obama é a luz ao fundo do tunel..." Só te esqueces que o homem é preto lol, tou a gozar... Se ha coisa que ele tem de bom, é ser visto cm esse farol. É a sua grande vantagem!
Depois de um desconfiança inicial, começo a dar a mão à palmatoria. Obama tem por estes dias tentado reunir uma equipa de combate à crise e até agora os nomes sao muitissimos animadores. Nomes como Warren Buffet, Robert Rubin, Paul Volcker e Eric Schmidt dão garantias e alivio. Já agora, a ideia de convidar para este economis advisory board pessoas cm Warren Buffet (investidor e 3º homem mais rico do mundo) e Eric Schmidt (CEO do google) são de genio, basicamente porque são pessoas que conhecem o "terreno" como ninguem!
"Nao me lembro de nenhum politico ter tanto carisma..." - Kennedy, Roosevelt (o Franklin!), Hitler, Churchill! Calma Cunhal, não faças do Obama o que ele AINDA não é...

Anónimo disse...

opa o Diogo dado que nasci em 88 e começei a ter algumas noções la para 98/99 não me lembro de nenhum politico com tanto carisma...Isto se nao contarmos o nosso "tio Pedro" ou Paulinho das feiras em boa forma..

Anónimo disse...

JFC , nao é "alusbarrota" , mas sim aljubarrota... fica aqui a correcção...

Já agora uma curiosidade a Padeira de Aljubarrota tinha numa das Mãos 6 dedos ...

Anónimo disse...

já não me lembro da lista que fiz previamente, mas Freddy Mercury continua lá. depois, no espirito "copos" provavelmente diria qualquer coisa ao George Best. Um dos melhores praticantes dos meus desportos favoritos. O futebol, o levantamento do copo e o lançamento da pirisca.
Jesus Cristo é também um excelente convidado pq um tipo que transforma água em vinho é sempre um reforço de peso.

A minha quarta convidada é a Marylin, saída de um bolo gigante a cantar "diamonds are a girl's best friend" pa malta.

A seguir alguem entre Espártaco, Júlio César, Shakespeare, Jackson Pollock e o Barney do HIMYM (mas a personagem)

Anónimo disse...

assinado. David

Anónimo disse...

Cunha,
então para ti o Roosevelt ou o churchill nao eram politicos com carisma? E o beckenbauer ou o cruif? Não eram jogadores com carisma? Lá por não teres vivido no tempo deles não quer dizer que nao lhe "cheires" o carisma a distancia!