quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Tudo graças a uns desenhos

Pois é! O mundo, e principalmente a Europa, estão neste momento a passar por uma fase estupidamente ridicula. Tudo começa aparentemente quando um jornal dinamarques decidiu publicar, numa das suas muitas edições, caricaturas de Maomé. Ora se a situação entre o médio oriente e a Europa já nao estava (nem nunca foi) boa, agora é que passou de mal a pior.

O que vivemos neste momento, e já há algum tempo, é uma guerra, mas muitos ainda nao se aperceberam disso ou fingem nao se aperceber, deixando os problemas de lado. Esta crise das caricaturas é um excelente sinal disso. Mortes, atentados, pilhagens, ameaças, destruição de embaixadas, expulsão de estrangeiros, raiva e ódio no seu estado mais puro. E tudo porquê? Por um estranho fanatismo religioso que os leva e conduz a actos de tamanha barbárie? Ou é apenas mais uma justificação que levou a Siria e o Irão a incentivar a violência? Nao se entende bem...!
E por cá na europa o que se diz? Ninguém tem pulso e se insurge contra tamanhas revoluções Árabes? Vamos todos ficar à espera que esta má fase passe? Que os árabes esquecam e se acalmem?
Pelos vistos, e vendo o gaguejante pedido de desculpas feito pela Europa acompanhado da declaração do nosso ministro dos negócios estrangeiros (condenando as caricaturas e nada dizendo ácerca da violencia), tudo ficará na mesma.

No fundo, toda esta rebeldia árabe acaba por ser mais um protesto de sangue contra as políticas Blair/Bush! Mas quantas mais pessoas vao morrer graças a estes dois homens e aos seus interesses?

Depois de um caso como este, e dado tal fanatismo, apercebemo-nos que a liberdade de expressao nao existe totalmente, tem regras, limites que nao se podem passar quando se fala na religião e direitos humanos. Não me ponho no lado árabe, pois condeno tal violencia e barbárie, mas, também nao me ponho no lado dos dinamarqueses, austriacos ou franceses, pois acho totalmente imoral e desrespeitador serem publicadas caricaturas do profeta árabe.

Também é verdade que se fossem publicadas num jornal árabe caricaturas de jesus cristo, ninguem daria importancia, pois achariam normal tal acto vindo do oriente, depois de tantas bandeiras ou bonecos com caras de líderes europeus arderem.

Depois de tantos diálogos e discussões, uma coisa é certa, esta relação de fogo entre os E.U.A e europa, com o Mundo árabe, nao parece estar perto do fim e nao me parece também que vá acabar a médio prazo, resta-nos portanto esperar, pois nós que somos cidadãos comuns nada podemos fazer a nao ser ligar a TV às 20:00h da noite e esperar por notícias, rezando para que nada de mal ao mundo tenha acontecido...!

Abraços

12 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com o gajo do outro post que diz que os teus textos são um bocado parolos...

JMP disse...

um post bem escrito sim senhor.Corroboro plenamente a tua opinião!!grande abraço...e tu anonimo, parola é a tua cobardia em te armares em engraçado sem admitires quem e

José Maria Pimentel disse...

Ó Pumba, já pensaste o resultado se todos os Líderes europeus dissessem que a Liberade de expressão não tem fronteiras e que os islamitas não tinham a mínima razão? Há que haver diplomacia.

Imagina a europa da Idade Média. Imagina o fanatismo católico desse tempo, em que a religião se sobrepunha ao estado. Imagina a Inquisição! Eles, civilizacionalmente, estão nesse estado. Tem que se ter muito cuidado a lidar com eles. O que não quer dizer que os estados devam ser ingénuos, obviamente!

JN disse...

também nao temos de chegar a extremos, o que eu quero dizer é que nao se pode ver as coisas acontecerem sem fazer absolutamente nada! abraços

DM disse...

Eu por mim matava esses gajos tds com uma bomba nuclear... Mas é so uma opiniao! Qd virem um video de um grupo de fanaticos a decapitar uma jornalistas so por ela ser europeia vao perceber a minha opiniao...
abraço

DM disse...

"(..)pois acho totalmente imoral e desrespeitador serem publicadas caricaturas do profeta árabe."
Nuno, a puco mais de uma semana foi inaugurada uma exposição de arte em Nova York cuja pintura mais polémica era a de aguarela com a imagem de Jesus Cristo a segurar uma arma! Achas "imoral" tal pintura? A tua fé é abalada por tal desenho? Achas uma justificação minimamente a considerar para se partir para a violencia?
O grande problema daquela gente é só estarem cerca de 300anos atrasadas em relação ao ocidente! Talvez a definição de paises sub-desenvolvidos tenha q ser revista...
abraço

PS: CREW

JN disse...

diogo, nao deves ter lido bem! eu dissi que nao concordo com as caricaturas de maomé (como nao concordo com a de jesus cristo) e que nao concordava também com a violencia e actos de barbárie!

apenas e só isso!
e a minha fé nao é abalada por tal desenho! nem perto disso!

JMP disse...

era arrebentá los a todos com uma awp...filhas das putas pensam quisto é lá como na terra deles.Eles q vao rezar lá po buda antes que sintam o cheiro de napalm pela manha

JN disse...

lllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolllllllllllllllllllllllllllllllllll! nao digo MAI NADA!

José Maria Pimentel disse...

" Eu por mim matava esses gajos tds com uma bomba nuclear... "

Bem, DIDI, então estás de acordo com eles. Pq eles pensam o mm q tu, só que em relação a nós! :P

P.S. Maaaaassteer!!!

JFC disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
JFC disse...

E sem duvida um assunto complicado de analisar. Apesar do fanatismo essencialmente religioso me enojar tenho a perfeita consciencia que o mundo ocidental tem uma quota parte de culpa na criaçao deste conflicto. Para além de ter ocupado e posterioremnte explorado muitos destes países, alguns governos ocidentais pactuaram e apoiaram as revoluçoes radicais que neste momento mandam na regiao e nao contentes com esse facto ainda criaram um verdadeiro "cancro" no médio oriente: Israel

abraço